Procurar pneus Dealer Finder

Notícias

Borracha de butadieno a partir de dióxido de carbono

25 de maio de 2023

Hyogo, Japão — 9 de maio de 2023 — A Toyo Tire Corporation (sede: Itami, Hyogo; Presidente e CEO: Takashi Shimizu; doravante, “Toyo Tire”) anunciou hoje o desenvolvimento de catalisadores que transformam dióxido de carbono em butadieno de alto rendimento, em colaboração com a Universidade de Toyama (local: Toyama; Presidente: Shigeru Saito), sintetizando com sucesso a borracha de butadieno, uma matéria-prima essencial para pneus.

As proporções da composição das matérias-primas utilizadas para pneus para veículos variam consoante a categoria e as borrachas sintéticas derivadas de petróleo, incluindo unidades de butadieno (borracha de estireno-butadieno (SBR) e borracha de butadieno (BR)) constituem aproximadamente 30% de toda a matéria-prima. Sendo este o caso, a indústria dos pneus tem investido na investigação da síntese de borracha de butadieno derivada de materiais alternativos de origem natural (recursos), em alternativa às borrachas sintéticas derivadas de petróleo para aplicação prática.

A Universidade de Toyama está a trabalhar ativamente e de forma inovadora no estabelecimento de uma sociedade com redução das emissões de carbono através do desenvolvimento de catalisadores de alto desempenho para a reciclagem de dióxido de carbono (CO2)
Em 2016, a Toyo Tire iniciou a sua colaboração com o Professor Noritatsu Tsubaki, professor de Engenharia na Universidade de Toyama, para substituir os materiais derivados de petróleo por CO2 como recurso de carbono para a produção de borracha de butadieno, um dos componentes essenciais dos pneus.

(Economia circular estabelecida por tecnologia que utiliza o CO2 como recurso de carbono para a produção de matéria-prima para pneus)

O sucesso quanto à demonstração da forma como se sintetiza butadieno através do CO2, uma das principais causas para as alterações climáticas, deve contribuir significativamente para minimizar a carga ambiental (quantidade de emissões de CO2) no processo de produção em comparação com o método convencional de utilizar materiais derivados de petróleo.
Para além disso, a utilização de CO2 como material de base para a produção de borracha de butadieno levará a vantagens no que diz respeito à análise do ciclo de vida (ACV) dos pneus para veículos.

O Centro de Tecnologia Sustentável, na Universidade de Toyama, está a trabalhar em investigações académicas fundamentais para o desenvolvimento da nova geração de tecnologias de conversão de materiais e a aplicar as tecnologias desenvolvidas ao seu contexto social, a fim de tentarem estabelecer uma sociedade sustentável.
Esta nova tecnologia faz parte das ações tomadas para substituir os materiais derivados de petróleo e permite-nos sintetizar butadieno a partir de CO2, ao mais alto nível de rendimento no mundo, sem utilizar metais preciosos dispendiosos.
 No futuro, continuaremos a dar seguimento ao desenvolvimento de um sistema catalisador para produção em série, com a finalidade de alcançarmos o objetivo estabelecido de termos o sistema em utilização até 2030, e continuaremos a investigação para a substituição de borrachas e enchimentos por materiais sustentáveis, contribuindo de forma significativa para a sustentabilidade.

A Toyo Tire está constantemente à procura de formas de estabelecer um processo circular para os seus produtos na sociedade, através da utilização de materiais de origem natural e outros materiais sustentáveis para a borracha, a principal matéria-prima para pneus de veículos e outros componentes. Ao mesmo tempo, fornecemos também protótipos de pneus, que utilizam preferencialmente materiais sustentáveis, para veículos que participam no Rally Dakar e em outras corridas todo-o-terreno. Faremos o mesmo para as corridas de resistência, incluindo a corrida de 24 horas de Nürburgring. Através do conhecimento obtido sobre condições de condução específicas e aplicando esse conhecimento à tecnologia de produção em série, iremos acelerar o desenvolvimento de produtos únicos e de alto desempenho, apenas disponíveis sob a marca Toyo Tires.

A Toyo Tire anunciou o seu objetivo de aumentar a composição de materiais sustentáveis utilizados nos seus pneus para 40%, até 2030. Ao promover a aplicação desta nova tecnologia, pretendemos reduzir a produção de gases com efeito de estufa através dos nossos esforços para contribuir para o estabelecimento de uma sociedade de mobilidade sustentável.

Últimas notícias