Procurar pneus Dealer Finder

Notícias

Pneu conceptual com material 90% sustentável

12 de janeiro de 2024

A Toyo Tires apresenta um pneu conceptual que utiliza 90% de materiais sustentáveis no Tokyo Auto Salon 2024.

Hoje, no Tokyo Auto Salon, a Toyo Tires apresenta o seu pneu conceptual sustentável. O pneu, que utiliza 90% de materiais sustentáveis1, é um passo em frente para uma mobilidade futura mais viável. Até agora, a taxa mais elevada de utilização de materiais sustentáveis num dos nossos pneus era de 50%. Este feito foi alcançado com os pneus Open Country utilizados no Rally Dakar de 2024. Este último desenvolvimento, revelado hoje, ultrapassa largamente a taxa anterior.


Os materiais sustentáveis podem ser genericamente divididos em "materiais renováveis" que podem ser reciclados, como os materiais de origem natural, e "materiais reciclados" que são reutilizados a partir de materiais que já foram utilizados de alguma forma. Este pneu conceptual utiliza materiais renováveis, como borracha de butadieno derivada de biomassa, borracha de estireno-butadieno derivada de biomassa, sílica de cinza de casca de arroz, óleo derivado de plantas e fibra de poliéster de origem biológica (aproximadamente 60% do total) e materiais reciclados. 
Utilizamos borracha de butadieno derivada de CO2, que foi desenvolvida com sucesso em conjunto com a Universidade de Toyama no Japão, assim como carvão vegetal reciclado, fio de aço do talão reciclado e cabos de aço reciclado (aproximadamente 30% do total).


O objetivo é atingir uma taxa de utilização de 40% em 2030 e de 100% em 2050. Este pneu conceptual é um produto de desenvolvimento que serve de ponto de apoio para esse objetivo. Este pneu minimiza o coeficiente de resistência ao rolamento, o que contribui em grande medida para a redução das emissões de gases com efeito de estufa ao longo do ciclo de vida do pneu e melhora a autonomia dos veículos elétricos. O pneu obteve o grau mais elevado de resistência ao rolamento no sistema japonês de etiquetagem de pneus. No futuro, a Toyo Tires avançará com mais inovações tecnológicas em direção à aplicação prática, desenvolvendo e comercializando produtos que contribuirão para a realização de uma sociedade de mobilidade sustentável.

*1 Entre as matérias-primas necessárias para a comercialização de pneus, materiais que reconhecidamente contribuem para a redução do impacto ambiental