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Insuflação correta

Com a quantidade certa de pressão do ar, os seus pneus terão um melhor desempenho, apresentarão um menor desgaste e contribuirão para poupar combustível. A "quantidade certa" de pressão de ar para o equipamento original ou pneus do mesmo tamanho é especificada pelo fabricante do veículo e pode ser diferente para os pneus dianteiros e os traseiros. Consulte o seu distribuidor ou concessionário Toyo caso os pneus de substituição no seu veículo não sejam do mesmo tamanho que os pneus do equipamento original.

 

Onde encontrar a pressão de insuflação correta do equipamento original

Encontrará a pressão recomendada numa etiqueta ou num autocolante na ombreira da porta, no porta-luvas ou próximo da tampa de depósito de combustível. Se o seu veículo não possuir uma etiqueta, consulte o manual do proprietário ou o fabricante do veículo, o fabricante dos pneus ou o seu concessionário local dos pneus. A etiqueta dos pneus indica-lhe a carga máxima do veículo, a pressão a frio dos pneus e o tamanho de pneu recomendado pelo fabricante do veículo.

 

 
Utilizar um manómetro para pneus

Não é possível saber se um pneu está pouco cheio ou com pressão baixa apenas olhando para ele. Utilize sempre um manómetro para pneus preciso para saber qual é a pressão do pneu..
 

 
Quando deve verificar a pressão dos pneus

Verifique a pressão da insuflação (incluindo do pneu sobresselente) pelo menos uma vez por mês e antes de uma viagem longa. Os pneus devem ser verificados quando estão frios (antes de terem percorrido 1,5 quilómetros). Se tiver de conduzir uma distância superior para encher os pneus, meça e registe o valor da pressão baixa de cada pneu. Assim que chegar à estação de serviço, meça novamente a insuflação de cada pneu e se a pressão tiver aumentado, ajuste a quantidade de pressão de ar adicional necessária. Por exemplo, se a pressão a frio tiver de ser 35 PSI, e a pressão a frio era de 28 PSI e a pressão atual é de 33 PSI, deve encher os pneus quentes para 40 PSI e voltar a verificá-los quando estiverem frios.
 

 

Como é que os pneus perdem a pressão?

Os pneus perdem pressão naturalmente através do processo de permeação. As alterações na temperatura exterior podem afetar a velocidade a que os pneus perdem o ar. Esta alteração é mais evidente em tempo quente. De uma forma geral, um pneu perderá 0,5 a 1 quilograma de pressão de ar por mês em tempo frio ou mesmo mais em tempo quente. Lembre-se, a pressão baixa é a causa principal da falha dos pneus, por isso verifique regularmente a pressão de insuflação.
 

 

Outras dicas

Nunca "drene" ou reduza a pressão de ar com os pneus quentes. É normal a pressão aumentar devido à condução.

Certifique-se de que todas as válvulas dos pneus e extensões possuem tampas com gaxetas de borracha para evitar a sujidade e a humidade. Sempre que um pneu é substituído instale um novo conjunto de haste de válvula.

O subenchimento ou a sobrecarga criam calor excessivo e podem conduzir à falha dos pneus, o que pode resultar em danos no veículo e/ou lesões graves ou morte..