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Etiqueta da UE

Regulamento da Etiqueta da UE

A partir de 1 de novembro de 2012 entrou em vigor a obrigatoriedade do uso da nova etiqueta em todos os pneus ligeiros, comerciais e de camião com a data de produção de 30 de Junho de 2012.

Esta etiqueta foi criada de forma a melhorar a segurança, o desempenho ambiental e para ajudar os consumidores na escolha de um pneu.

As etiquetas irão classificar a resistência ao rolamento, aderência em piso molhado e o nível de ruído externo.

Os produtores de pneus serão obrigados a fornecer a informação presente na etiqueta nos seus sites e em outros meios de consulta.

Os revendedores têm de indicar a informação presente na etiqueta ao cliente e incluí-la na fatura.

As cores utilizadas nas etiquetas são já do conhecimento do consumidor, sendo semelhantes às etiquetas usadas em outro tipo de mercadorias e carros. Pode ver um exemplo à esquerda.

Abaixo pode ver uma explicação das três categorias presentes na etiqueta.

 

 

 


A classificação presente à esquerda indica a resistência ao rolamento.

A classificação vai de "A" ao "G". A UE decidiu que a classificação "D" não irá existir. Isto significa que se um pneu não tiver a classificação "C" na classificação da resistência ao rolamento, será classificado com a classificação de "E".

A resistência ao rolamento é a medição do desempenho ambiental de um pneu. Quanto maior for a classificação, mais baixa será a resistência ao rolamento. A baixa resistência ao rolamento significa que o pneu irá utilizar menos energia.


A classificação à esquerda é referente à aderência em piso molhado.

Como na resistência ao rolamento, quanto maior for a classificação, melhor será o desempenho do pneu. A aderência em piso molhado é medida através de testes standard.

O teste da aderência em piso molhado foi concebido para fornecer resultados comparáveis entre pneus. Este teste é muito difícil de se fazer pois as diferentes temperaturas e as diferentes condições do piso irão influenciar as medições.

Como na resistência ao rolamento, não existe a classificação "D". Um pneu que está perto da classificação "C" será classificado como "E". Também não existe a classificação "G" para classificar a aderência em piso molhado. A classificação mais baixa é "F".

 


A imagem à esquerda indica o nível de ruído do pneu.

O nível de ruído é mostrado de duas formas dieferentes; o nível de ruído medido em décibeis e a classificação do ruído medido em ondas sonoras.

 

1 "onda sonora" significa o nível de ruído mais baixo. 2 "ondas sonoras" significa médio nivel de ruido, enquanto que 3 "ondas sonoras" classificam o nível de ruído mais elevado.

 Deve ter em atenção que quanto mais largo for o pneu mais ruído irá fazer.