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Dicas de condução

O que fazer se ficar preso

Quando fica atolado em gelo, neve, lama ou erva molhada, o veículo deve ser movimentado com cuidado para trás e para a frente, mudando repetidamente a alavanca das velocidades da posição de condução para a de marcha-atrás nas caixas automáticas, ou da marcha-atrás para a segunda velocidade nas caixas manuais. Isto deve ser feito com a menor patinagem possível dos pneus. A força causada por um pneu a patinar rapidamente pode causar uma explosão, dilacerando literalmente o pneu. Alguns veículos podem fazer com que um pneu chegue a este momento de falha em apenas cinco segundos


 

Utilizar o pneu sobresselente

Muitos dos veículos mais recentes estão equipados com um pneu sobresselente temporário. Estes pneus são geralmente muito mais pequenos do que os montados no automóvel. É importante estar consciente de que estes pneus sobresselentes possuem bastante mais limitações do que um pneu comum, incluindo no que toca à velocidade e distância de condução recomendadas. Alguns pneus sobresselentes exigem mesmo a utilização de uma bomba especial para serem enchidos.

Deve familiarizar-se com o pneu sobresselente lendo o manual do proprietário e a parede lateral do pneu. E, lembre-se, verifique regularmente a pressão de ar do pneu sobresselente
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Hidroplanagem

Três fatores principais contribuem para a perda de tração em vias molhadas, chamada de hidroplanagem:

Velocidade do veículo. À medida que a velocidade aumenta, a tração em piso molhado é consideravelmente reduzida.

Profundidade da água. Quanto maior for a profundidade da água, mais cedo vai perder tração, apesar de mesmo os pequenos lençóis de água causarem perda de tração, inclusive a baixas velocidades.

Profundidade do relevo dos pneus. À medida que os pneus ficam gastos, a sua capacidade para resistir à hidroplanagem é reduzida.

Como a hidroplanagem pode resultar na perda completa da tração e do controlo do veículo, deve sempre reduzir a velocidade considerando o trânsito à sua volta
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Conduzir sobre gelo e neve

Os pneus para todas as estações são desenvolvidos para fornecer níveis mais elevados de tração na neve em relação aos outros pneus. Os seus pneus podem ser para todas as estações se encontrar as letras "M+S" marcadas na parede lateral próximo do talão. Estas letras significam "Mud and Snow" (Lama e Neve). No entanto, devido às diferenças entre os regulamentos dos EUA e europeus, se precisar de pneus para todas as estações, deverá sempre consultar o vendedor dos pneus para saber se os pneus que escolheu são adequados. Não deve confiar apenas na marcação "M+S".

Mesmo os melhores pneus para todas as estações não fornecerão níveis aceitáveis de tração se conduzir a grande velocidade em condições com neve/gelo. Deve contar com uma distância de travagem pelo menos 12 vezes superior em estradas invernosas.

A instalação de pneus de inverno é altamente recomendada quando as temperaturas são inferiores a 7 0C. Os pneus de inverno oferecem travagem e tração significativamente melhores do que os pneus de verão e para todas as estações. Por esta razão, em alguns países a sua instalação é obrigatória. Contudo, mesmo quando a instalação é opcional, as vantagens no que toca à segurança em todas as condições quando a temperatura é inferior a 7 0C são evidentes. A esta temperatura, os pneus de inverno fornecem uma melhor aderência e tração em pisos secos e molhadas, assim como em condições com neve e gelo.


 

Para uma condução segura no inverno

Instale pneus de inverno.

Reduza a velocidade. Mesmo as boas condições de uma estrada podem deteriorar-se rapidamente.

Aumente a distância de travagem — pelo menos 12 vezes mais do que em estradas secas. Poderá nem sempre precisar de tanta distância, mas quando precisar, ficará satisfeito por ter jogado pelo seguro.

Verifique o estado dos pneus. Os pneus gastos fornecem menos aderência.